O independente: O que é e o que nos trás?

15:49 0 Comments A+ a-


"Se você não vê vulnerabilidade em alguém, provavelmente não está se relacionando com essa pessoa em um nível pessoal." - Jonathan Blow, Indie Game The Movie
Jonathan Blow, criador do jogo Braid. Atualmente disponivel
no xboxlive arcade. 
  Muitas pessoas se perguntam atualmente qual é o significado da palavra indie. Existe ainda muita duvida quanto a classificação de indie e sua conexão com a fama.

  Seu significado original, sendo o mais conhecido, é como sendo a abreviação de independent, ou independente. Sendo utilizado no mercado para músicos, criadores de jogos etc. que não têm contrato(s) com grande(s) empresa(s). 

  Com o tempo, porém, o que é independente começou a ganhar forma, um tipo de característica abstrata que ficava cada vez mais clara, principalmente no setor musical. Bandas indie ganharam seu espaço batalhando arduamente contra diversas outras bandas de sucesso. Nesse meio cultural foi criado a diferenciação entre indie e alternativo



  O independente se tornou símbolo do desconhecido, conquistando legiões de fãs com naturalidade e com uma busca pelo significado. 
  A musica alternativa, porém, ficou como sendo parte de um gênero também de alma, mas que apela para grandes públicos, como algo comercial em sua essência. 

  O que faz as pessoas a procurarem o desconhecido, afinal de contas?
  Isso, no filme Indie Game the Movie (disponível na Netflix) fica muito claro. Tudo o que fazemos é um auto-retrato. Quando tentamos comercializar de alguma forma, acabamos por tirar os defeitos daquilo que era nosso e nesse processo retiramos nossa imagem. 

  Quem procura pelo independente procura um formato pessoal, com falhas e defeitos, mas com características que claramente são de pessoas, seres vivos e pensantes. É algo que aos poucos se nota, e é extremamente apaixonante. Tenho medo de me tornar um pouco irrelevante ou que meus argumentos se tornem apenas uma "viagem". 
  Mas a verdade é que, ao se notar a essência da musica (a letra), a do filme (a fotografia e o roteiro), o de um livro (a história), as pequenas coisas têm alma, e se tornam formas cheias de humanidades.